Polícia Civil segue em busca dos pais de duas crianças abandonadas dentro de casa em Uberlândia

Fonte: MG1 e G1 Triângulo e Alto Paranaíba

A Polícia Civil ainda procura nesta terça-feira (18) pelos pais das duas crianças, de dois e três anos, que foram resgatadas por vizinhos após terem sido deixadas sozinhas e sem roupas dentro de uma casa no Bairro Vigilato Pereira em Uberlândia.

Além da Polícia Civil, o Conselho Tutelar também acompanha o caso, depois de ser acionada pelos policiais.

As crianças foram deixadas com uma tia paterna, que ficou responsável por acionar o conselho, mas ainda não havia feito até a manhã desta terça.

Crianças foram encontradas neste domingo (16) por vizinhos. Conselho Tutelar acompanha caso e alerta para importância de denúncias.

“A partir de agora, que a gente teve essa ciência a gente vai até o local para apurar a situação e entender como ocorreu e, a partir disso poder aplicar medidas de proteção para as crianças e ter ciência do que ocorreu”, explicou o conselheiro tutelar David Palmezoni.

Abandono

As duas crianças foram localizadas no domingo (16). Elas estavam sozinhas e foram encontradas por vizinhos, depois de quatro horas, quando eles escutaram o choro delas. As crianças estavam bem.

Os pais das crianças, de 21 e 27 anos, saíram de casa por volta das 17h e as deixaram sem ninguém como responsável, segundo a Polícia Militar (PM). Os vizinhos pularam o muro do local por volta das 21h para resgatá-las.

Os irmão estavam sem roupas e no escuro, chorando de fome. Após o resgate, ficaram sob os cuidados da tia paterna.

Aumento de casos

Segundo a promotoria da vara de infância e juventude de Uberlândia, em 2020, foram registrados 26 mil casos de violência física, sexual e de abandono de incapaz na cidade.

“Houve um aumento também relacionado à situação da pandemia. Os suspeitos estão agora no mesmo ambiente que as vítimas. Então houve sim, não só no abandono de incapaz, mas também negligência, maus-tratos e outros aspectos relacionados ao direito da criança está sendo violado”, comentou o conselheiro tutelar.

Ainda de acordo com ele, a denúncia dos casos é uma das formas efetivas de evitar o sofrimento das crianças e adolescentes.

“Nossa intenção é a proteção. Se tem próximo a você uma criança que está sofrendo violência, que está sendo vítima, se os pais não façam a proteção, que é a função deles, então que nós enquanto conselheiros possamos fazer a medida, requisitando a rede para fazer a proteção dos mesmos”.

São três conselhos tutelares disponíveis em Uberlândia, que atuam em regiões diferentes. Os telefones de contato são:

  • 1º Conselho Tutelar – (34) 3237-2276;
  • 2º Conselho Tutelar – (34) 3224-4749;
  • 3º Conselho Tutelar – (34) 3217-7935.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *