Fonte: Clube 91,5 FM
Diante das intensas chuvas registradas na noite desta terça-feira (3), o aterro feito na ponte do Rio do Félix, na zona rural de Guaraciama, não suportou a força das águas e rompeu.
A informação é de que essa ponte foi construída há cerca de 4 meses atrás, mas, de acordo com um morador, a compactação do aterro não foi feita de forma adequada para conter as eventuais enchentes.
A estrada está intransitável e os moradores aguardam uma solução. No local, não foi feita, por exemplo, uma barreira de concreto de contenção no aterramento.
A reportagem da Clube 91,5 FM entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Guaraciama.
Em nota de esclarecimento, a administração municipal pontou algumas coisas como o seguinte: “A Prefeitura de Guaraciama vem a público se pronunciar sobre o rompimento do aterro da cabeceira da ponte do Rio do Félix, provocado pelo forte temporal das últimas horas na região”.
Seguiu esclarecendo : “Conforme os alertas da Defesa Civil e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nos últimos dias, chuvas torrenciais estavam previstas, as quais poderiam causar estragos no Norte de Minas”.
Outro ponto destacado na nota: “Por ser um fenômeno da natureza, não há como controlar a intensidade e as conseqüências geradas pelas chuvas. No entanto, a Prefeitura de Guaraciama já está tomando as providências cabíveis em relação aos estragos da ponte de acesso à comunidade de Rio do Félix.”
A prefeitura de Guaraciama deixou claro que, as medidas concretas, ou seja, com soluções efetivas, somente serão executadas, a partir do período de estiagem.
Porém, expôs que, para evitar o agravamento da situação, algumas medidas emergenciais estão sendo adotadas, sem especificar, no entanto, quais são essas ações.
Na conclusão da nota de esclarecimento, a Prefeitura reforça o alerta para a população da zona rural, quanto do perímetro urbano, que as chuvas intensas devem continuar ocorrendo nos próximos dias, inclusive, associadas a ventos de intensidade de 40 a 60 km por hora.