Quase meio milhão de mineiros já poderiam ter recebido a dose de reforço da Janssen, se tivesse chegado repasse do imunizante vindo do Ministério da Saúde. A informação é do governo de Minas.
Ao menos 486.409 mineiros já poderiam ter recebido mais uma dose da Janssen no estado, mas governo diz que ainda aguarda o repasse do imunizante por parte do Ministério da Saúde.
Depois de anunciar que vai seguir a recomendação do governo federal para a aplicação da dose de reforço para quem foi vacinado com o imunizante da Janssen, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), informou que ainda não recebeu imunizantes da farmacêutica norte-americana para entregar às cidades de Minas.
Atualmente, 486.409 pessoas poderiam ter recebido a dose de reforço da Janssen no estado.
“A dose de reforço para pessoas que tomaram o imunizante deve ser feita de forma homóloga, ou seja, uma segunda aplicação com o mesmo imunizante Janssen no intervalo mínimo de dois meses, podendo este intervalo ser de até seis meses”, disse nota técnica do Ministério da Saúde.
A única exceção é para as mulheres que foram vacinadas com Janssen e agora estão grávidas ou que tiveram filho recentemente. Elas deverão receber como dose de reforço o imunizante da Pfizer e, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, já podem procurar os postos de saúde para se imunizarem.
Janssen em BH
Em Belo Horizonte, 59.292 pessoas foram vacinadas com a Janssen há pelo menos dois meses. A Secretaria Municipal de Saúde disse que aguarda o repasse de doses do imunizante para convocar para dose de reforço.
A pasta informou também que as equipes de vacinação foram orientadas a avaliar as situações individuais dos cartões de vacinação e, caso alguma mulher seja gestante ou puérpera, será imunizada com a vacina da Pfizer.
O g1 procurou o Ministério da Saúde para saber a previsão de envio de doses da Janssen. A pasta respondeu, às 12h50, que isso se dará “nos próximos dias”:
“O Ministério da Saúde informa que, nos próximos dias, serão enviadas doses da vacina Janssen. As quantidades a serem entregues para cada localidade serão divulgadas no Informe Técnico a ser publicado no portal”.