Prefeito de Montes Claros, de 86 anos, é vacinado contra a Covid mesmo sem fazer parte do grupo prioritário

Fonte: G1 Grande Minas

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania), foi vacinado contra a Covid-19 nesta quarta-feira (20). Apesar de ter 86 anos, ele não faz parte do público-alvo definido pelo município e pelo Governo de MG para a primeira etapa de imunização. 

A dose de CoronaVac foi aplicada na casa do chefe do Executivo, no bairro Todos os Santos. Além dele, a técnica de enfermagem, Maria Rosimar Soares Ferreira, que está na linha de frente e tem 23 anos de profissão, também recebeu a vacina.

Prefeitura afirmou que ‘a divisão de grupos para a imunização é apenas uma recomendação e não uma obrigatoriedade’. Durante entrevista, chefe do Executivo falou que aceitou tomar a dose para dar exemplo. ‘Criou-se no Brasil uma série de dúvidas sobre as vacinas que gerou insegurança. Por isso, aceitei para ser exemplo porque é necessário para a vida, para o bem da nossa saúde’, afirmou Humberto Souto.

G1 questionou à assessoria de comunicação da Prefeitura sobre qual é o grupo prioritário a ser vacinado nesse momento em Montes Claros, a informação fornecida é de que o município segue o que foi estabelecido pelo Governo de MG:

  • Profissionais da linha de frente da Covid-19
  • Pessoas com 60 anos ou mais, em Instituições de Longa Permanência (ILPI)
  • Pessoas institucionalizadas, maiores de 18 anos, portadores de deficiência
  • População indígena vivendo em terras indígenas

“O prefeito tomou a vacina como forma de incentivar a todos, principalmente os idosos. O Ministério de Saúde informou que a divisão de grupos para a imunização é apenas uma recomendação e não uma obrigatoriedade. Além disso, o prefeito com 86 anos e sendo do grupo de risco, está cumprindo o dever de incentivar a vacinação em idosos, que é um grupo altamente resistente a qualquer tipo de vacinação”, afirmou a assessoria.

“Eu aceitei a sugestão de me vacinar para dar exemplo. Criou-se no Brasil uma série de dúvidas sobre as vacinas que gerou insegurança. Por isso, aceitei para ser exemplo porque é necessário para a vida, para o bem da nossa saúde. Temos de raciocinar que é esta vacina que temos, aprovada pela Anvisa, instituição séria, sem vínculos políticos. Eu, com 86 vacinei, por que outros não vacinariam”, falou Souto em entrevista coletiva.

Humberto Souto também afirmou na entrevista que “a vacina representa uma conquista para o país”. O prefeito falou que está isolado em casa há mais de 10 meses.

Segundo as informações do último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura, o município contabiliza 15.668 moradores infectados, dos quais 241 vieram a óbito e 14.681 estão recuperados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *