Prefeitura decreta Estado de Emergência por causa de pandemia

Fonte: Clube 91,5 FM

A Prefeitura de Bocaiuva (MG) publicou nesta terça-feira (17) o Decreto de Estado de Emergência, de nº 7.436, que impõe as medidas de prevenção a serem adotadas pelos serviços públicos municipais, em razão do Coronavirus.

A portaria segue determinação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e consta, entre outras determinações, que, a partir desta quarta-feira (18), estão suspensos, pelo prazo de 15 dias, os eventos de grande aglomeração de pessoas, como: shows, apresentações artísticas, jogos de futebol, feiras livres, e atividades do mercado municipal.

Da mesma forma, também estão suspensas as aulas da rede de ensino municipal, no período de 17 a 23 de março.

A justificativa é de que essas medidas visam obstruir a circulação do vírus no município e, consequentemente, proteger a saúde das pessoas.

Apesar da preocupação, a prefeita Marisa Alves  afirmou durante uma coletiva à imprensa que “não há motivo para que a população entre em pânico”.

Postos e Unidades seguem restrições nos seus serviços

A coordenadora da Vigilância Municipal de Saúde Viviane da Costa recomendou o método de reagendamento dos casos mais simples a fim de evitar aglomeração em postos e unidades do sistema público de saúde

Após se reunir com a coordenadora de Vigilância Municipal de Saúde, Viviane da Costa Pimenta, na manhã desta quarta-feira (18), as coordenadoras do Posto de Saúde (PS), do Bairro Pernambuco, Dirce Soares, e, das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Solange de Souza, determinaram em conjunto algumas medidas essenciais para impedir o aglomerado de pessoas nestes locais.

Conforme disse Viviane Pimenta à reportagem da Clube 91,5 FM, a rede de saúde de Bocaiuva está reagendando algumas especialidades e vai impactar todas as unidades integradas ao sistema municipal.

Elas vão atingir os pacientes que recebem consultas com psicólogos, fonos, nutricionistas e ortopedistas.

Esses, de acordo com Solange, não vão precisar mais se dirigir as unidades e postos de saúde, pois, serão lançados no sistema e informados sobre o dia e horário em que serão atendidos.

A coordenadora do Posto de Saúde, Dirce, ressaltou que essas medidas não vão causar danos para as pessoas, mas, pelo contrário, evitar que as mesmas corram risco de contração do novo vírus.

Paróquias seguem o caminho da prevenção

A igreja do Senhor do Bonfim adotou algumas restrições contra a disseminação do coronavirus

Antes mesmo da decisão da Arquiodecese de Montes Claros (MG), da qual são integrantes, as Paróquias do Sagrado Coração de Jesus e Senhor do Bonfim também decidiram, pelo bom senso em adequar as regras de prevenção, e suspenderam as celebrações e missas no até o próximo dia (20).

Uma decisão oficial da arquidiocese sobre as restrições nas igrejas de sua área de atuação quanto a pandemia deve ser anunciada ainda nesta semana.

Uma reunião nesta quarta-feira (18), ocorre em Montes Claros (MG) com todo o clero para analisar a situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *