Fonte: Clube 91,5 FM
A prefeitura de Bocaiuva (MG) esclareceu, nesta sexta-feira (8), sobre os recursos que entraram nos cofres do município para o enfrentamento ao coronavírus.
Um dos pontos questionados por alguns internautas em redes sociais se refere ao que teria sido investidos R$5.900.000,00 (Cinco milhões e novecentos mil reais) do auxílio financeiro do governo federal para a cidade.
A assessoria de comunicação informou que, a verdade é que o Plenário do Senado Federal aprovou no último sábado a verba pelo Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, mas esse recurso ainda não chegou a nenhum município, uma vez que o projeto foi modificado pela Câmara Federal e agora voltará ao Senado para ser votada a mudança. Se aprovado, o projeto ainda vai a sanção presidencial.
De acordo com a prefeitura de Bocaiuva, até então, os recursos confirmados foram: um milhão e 200 mil reais, através de emenda parlamentar do Deputado Federal Rogério Correia (do PT) a pedido dos vereadores Ramon Moraes, Lélio Vieira, Vera da Cooperativa e Tinha de Dolabela. Conforme a assessoria, esse dinheiro já está na conta do município e deverá ser usado na área da saúde, inclusive no combate ao Covide-19.
Quanto o repasse de 100 mil reais feito pela Câmara Municipal ao município, a prefeitura usou 30 mil reais e outros 70 continuam disponíveis ao executivo, segundo informou o presidente do legislativo, vereador Pedro Cerol.
Esse recurso, economizado pela Câmara, durante três meses, deve ser aplicado na compra dos testes rápidos para aos pacientes com suspeitas de contágio do coronavírus, bem como para a compra de cestas básicas para atender as famílias carentes de Bocaiuva.