Repórter Antônio Célio
Diante dos inúmeros casos de dengue em Bocaiuva (MG), neste mês, com uma morte confirmada e outras 3 em investigação, a Prefeitura, através das secretarias de saúde e de Meio Ambiente e Limpeza Urbana, iniciou nesta segunda-feira (22) uma campanha pela limpeza de lotes vagos.
O objetivo visa conter os riscos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, e, consequentemente, repelir os casos de dengue na cidade.
Além de limpar, também é recomendável aos proprietários de lotes a retirada de materiais que possam acumular água, e, como forma de evitar também outros animais peçonhentos, como escorpiões e ratos.
Em entrevista a reportagem da Clube 91,5 FM, o assessor de comunicação da Prefeitura, Tatá Dumont, deixou claro que a limpeza das áreas particulares é de responsabilidade dos proprietários, pois, segundo ele “…a Prefeitura não pode limpar lotes particulares, já que é até proibido este tipo de ação.”
Conforme Tatá, “é importante que os donos deixem seus lotes limpos, uma vez que ele não está lá, mas, os vizinhos estão”, se referindo aos ataques dos mosquitos as pessoas que residem nas proximidades.
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, em Bocaiuva (MG) foi registrada uma morte por dengue, e outras duas estão sob investigação na Fundação Ezequiel Dias.
Abaixo algumas fotos dos muitos lotes em que há descaso por partes dos proprietários