Fonte: Rádio Clube 91,5 FM
A proposta de instituição da Região Metropolitana de Montes Claros (MG), que inclui entre outros municípios Bocaiuva, recebeu parecer pela legalidade das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Assuntos Municipais e Regionalização (CAMR), da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e, agora, aguarda os levantamentos técnicos. Em caso de avaliação positiva dos estudos, a matéria entraria na votação do plenário daquela casa.
O autor do projeto, deputado Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, do MDB, disse em entrevista exclusiva a reportagem da Rádio Clube 91,5 FM, que “vê como positiva essa metropolização, por entender que, nela, os investimentos serão melhores distribuídos dentro de um Plano Diretor Integrado”.
Segundo informou Tadeuzinho, o projeto também prevê a instituição do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Montes Claros (Funmoc), que apoiará os municípios na elaboração e implementação de projetos de desenvolvimento institucional e de planejamento integrado do desenvolvimento socioeconômico e industrial e na execução de projetos e programas de interesse comum da região.
Conforme o texto, a região metropolitana seria integrada pelos municípios de Montes Claros, Bocaiuva, Guaraciama, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Claro dos Poções, Glaucilândia, Itacambira, Juramento, Grão Mogol, São João da Ponte, Capitão Enéas, Francisco Sá, Japonvar, Patis, Lontra, São João da Lagoa, Coração de Jesus e Mirabela.