Repórter Antônio Célio
Elaborado pela Emater-MG, em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) de Bocaiuva (MG), o projeto de implantação de psicultura e outros cultivos da comunidade do Poço do Bento e adjacências no PA Betinho, no Distrito de Engenheiro Dolabela, está orçado em R$1,3 milhão.
O diretor regional da Emater-MG, em Montes Claros (MG), José Arcanjo (foto acima), disse a reportagem da Clube 91,5 FM que “o projeto de irrigação do PA Betinho foi uma demanda da Prefeitura de Bocaiuva, capitaneada pelo Waltinho Alves (secretário-adjunto da Agricultura) e o Có (secretário de Desenvolvimento Rural), que solicitaram apoio e parceria da Emater.”
De acordo com Arcanjo, o órgão enviou um especialista em irrigação hidráulica de Belo Horizonte, que fez levantamento e cálculos de dimensionamento de engenharia para construção de uma proposta de um projeto técnico. E, depois, uma análise orçamentária.
Serão para cultivos de peixes e de horticultura, como quiabos, que vão atender o PNAE Municipal.
Ainda conforme Arcanjo, o orçamento envolve infraestrutura, energia e perfuração de poços. Serão cavados tanques de pequenos portes para atender a área irrigada.
A comunidade já tem 3 poços tubulares, que vão abastecer esse sistema. Serão 63 assentados nesta localidade, que serão contemplados com este projeto.