Projeto de Psicultura é discutido em Seminário de Psicultores em Bocaiuva

Fonte: Clube 91,5 FM

Durante o 1ª Seminário de Psicultura do Portal do Norte, realizado ontem (10), foi discutido amplamente o projeto de instalação de criação de peixes no lago da Represa da Caatinga, no Distrito de Engenheiro Dolabela, na zona rural de Bocaiuva (MG).

O desenvolvimento do projeto para fomentar a piscicultura pelas boas condições da referida barragem pode assegurar uma boa alternativa de emprego e renda no Projeto de Assentamento Hebert de Souza, segundo informou o extensionista José Walter Alves, “Waltinho da Emater”.

Ele disse à reportagem da Clube 91,5 FM que diante disso, a barragem não será mais esvaziada pelo INCRA-MG, que administra a represa, que garantiu apoio a instalação da criação de peixe naquele lago.

Isso pode transformar a Represa da Caatinga viável e espaço de produtividade.

A Emater vem atuando na busca de soluções juntamente com o município e a Associação de Psicultores do Portal do Norte para instalar esta atividade, seguindo as exigências ambientais e preservação da barragem.

Um dos produtores rurais, Eliseu Teixeira, da Reta Grande, frisou que há 15 anos, a comunidade assentada vinha trabalhando com esse projeto, e, agora, com o avanço e apoio de Waltinho e do município, ele possa sair do papel e trazer mais renda para essas famílias.

Barragem da Caatinga possui grande potencial de água para criação de peixes

Rocinha também busca a promissão na criação de peixes

Outra localidade que acredita no projeto é a comunidade de Rocinha, zona rural de Olhos d’Água (MG).

Diversos produtores rurais daquela região do município olhosdaguense observam na criação de peixes uma oportunidade de aumentar a renda familiar.

São os casos dos agricultores Sérgio, Edicarlos, Lucivone e Rosiane. Eles foram ao seminário como aprendizes para obter mais conhecimentos e desenvolverem a atividade na região.

Edicarlos disse que o consumo de carnes de peixes vem crescendo muito por ser um produto saudável e saboroso.

Palestras e debates

O seminário, que ocorreu no Centro Cultural Henfil (foto), em Bocaiuva, constou de várias palestras, como as ministradas pelo coordenador técnico regional da Emater, em Montes Claros, Luiz Fernando Mendes, que abordou sobre o histórico da psicultura e, a analista ambiental da Supram, Regional em Montes Claros, Cláudia Beatriz, que falou sobre Legislação Aplicada para a Psicultura.

O seminário teve ainda debates com temas como “Modelos de Tanques e Espécies de Peixes”, “Manejo Nutricional”, “sucesso na piscicultura”, e o “cenário atual do comércio de peixes”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *