Recusa do Censo do IBGE muda o número populacional e prejudica municípios

Fonte: Clube 91,5 FM

O resultado parcial do censo populacional realizado em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apresentou queda em 56 municípios do Norte de Minas, influenciado por recusa de moradores com informações aos recenseadores.

Os dados preliminares do Censo 2022 são usados para estabelecer valor a ser repassado pelo governo federal aos municípios. Porém, nem todos responderam à pesquisa.

De acordo com levantamentos feitos pela AMAMS – Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, as prefeituras de Buenópolis (foto), Buritizeiro, Espinosa, Francisco Sá, Grão Mogol, Itacarambi, Rio de Pardo de Minas e Várzea da Palma foram os que apresentaram, proporcionalmente, as maiores perdas.

Tiveram uma queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) apresentaram uma perda em média de R$ 3 milhões por ano cada.

Já os municípios de Águas Vermelhas, Chapada Gaúcha e Urucuia tiveram aumento na cota do FPM.

Em 2022, de acordo com dados apurados pelo IBGE, os 90 municípios do Norte de Minas possuem o total de 1.657.830 habitantes, enquanto em 2010 estavam com 1.588.525 habitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *