Clube 91,5 FM
Em Montes Claros (MG), a Superintendência Regional de Saúde (SRS), através do Comitê de Monitoramento de Eventos, do Centro de Informações em Vigilância em Saúde (Cievs), está mobilizando as secretarias municipais da área, do Norte de Minas para a necessidade de reforço da vacinação contra a coqueluche.
Entre os municípios recomendados, constam Bocaiuva, Joaquim Felício, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Claro dos Poções, Guaraciama, Glaucilândia, Juramento e Olhos d’Àgua.
De acordo com Nota Técnica do Ministério da Saúde, “desde 2016 no Brasil vêm acumulando quedas nas coberturas vacinais, enquanto, em 2024, vem ocorrendo surtos da doença em países da Ásia e da Europa”.
Diante de uma alerta global da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o aumento de casos de coqueluche, o Programa Nacional de Imunizações ampliou a indicação do uso da vacina Dtpa, em caráter excepcional para para o público alvo, que são crianças e gestantes.
Também deve ser estendida a vacinação para trabalhadores da saúde que atuam nos serviços públicos e privados, ambulatorial e hospitalar, com atendimento em ginecologia e obstetrícia; e parto e pós parto.