Resgate de cão preso em fenda a 20 m de profundidade mobiliza moradores e bombeiros em MG

Fonte: G1 Grande Minas

O resgate de um cachorro mobilizou moradores e o Corpo de Bombeiros em Pedra Azul (MG). O animal estava preso em uma fenda, a 20 metros de profundidade, na Pedra da Rocinha. Os trabalhos foram realizados por cinco dias, mas o animal não resistiu.

“É o nosso papel salvar vidas, não importa se é uma pessoa ou um animal, fazemos o possível. Mas, infelizmente, nem sempre tem um final feliz”, lamenta o sargento Leonardo Ferreira dos Santos.

Moradores da região escutaram latidos na última sexta-feira (16), mas não souberam identificar em qual ponto o cachorro estava. Eles fizeram uma publicação nas redes sociais e chamaram a atenção de uma equipe de rapel e de protetores de animais. O grupo tentou fazer ao resgate, sem sucesso.

Fenda fica na Pedra da Rocinha, em Pedra Azul (MG). Animal não resistiu e faleceu após ficar preso por cinco dias. ‘É o nosso papel salvar vidas, não importa se é uma pessoa ou um animal, fazemos o possível’, diz sargento do Corpo de Bombeiros.

Como o local era de difícil acesso, foi preciso acionar o Corpo de Bombeiros de Almenara, cidade que fica cerca de 200 quilômetros de Pedra Azul. O trabalho dos militares durou 10 horas, com início na manhã desta segunda (19) e término até o anoitecer.

Militares usaram técnicas de rapel durante a ocorrência — Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação
Militares usaram técnicas de rapel durante a ocorrência — Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação

“Estamos acostumados a fazer resgate de animais, mas dentro de residências e lotes, ambientes de fácil acesso. Mas nessa ocorrência teve uma dificuldade maior. A operação foi exaustiva, não tínhamos condições físicas para atuar, ficamos de cabeça para baixo praticamente, o que causava uma sensação de falta de ar, precisávamos descansar para depois retornar. Técnicas como rapel, escalada, desobstrução da passagem, foram utilizadas também”, diz o sargento.

O Corpo de Bombeiros contou com a ajuda de moradores que forneceram alguns materiais como cordas e lanternas, além de alimentação.

O sargento fala que foram feitas diversas tentativas para retirar o cachorro, sem sucesso. Os militares também não estavam conseguindo alimentá-lo, já que não havia possibilidade de aproximação, pelo fato da fenda ser estreita.

Na manhã desta terça (20), a equipe retomou ao local, mas o cão já estava morto. O dono dele não foi encontrado e não há informações sobre como ele foi parar no local.

“Hoje, quando chegamos, estávamos na torcida, pois iríamos tentar outras técnicas de salvamento, mas vimos que ele já estava sem vida e ficamos bem tristes”, diz o sargento Leonardo.

O Corpo de Bombeiros realizou o isolamento da fenda para evitar incidentes com outros animais.

Equipe na Pedra da Rocinha, onde animal caiu em uma fenda — Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação
Equipe na Pedra da Rocinha, onde animal caiu em uma fenda — Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *