Reunião em BH discute as condicionantes para cessão da Barragem da Caatinga

Fonte: Clube 91,5 FM

Nesta terça-feira (28), será realizada uma reunião, na sede da Superintendência Regional do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Belo Horizonte (MG), com a presença de representantes do governo do Estado, e a prefeita de Bocaiuva (MG), Marisa Alves, além de outros órgãos ligados ao meio-ambiente.

Na pauta, as questões sobre os procedimentos jurídicos e as condições oferecidas pelo Incra para que o município de Bocaiuva assuma a gestão da Represa da Caatinga, situada no distrito de Engenheiro Dolabela.

A prefeita Marisa Alves acenou para assumir a gestão da barragem e para isso já tem elaborado um projeto para irrigação e para uso de energia elétrica

A prefeita Marisa Alves, informou a reportagem da Clube 91,5 FM que a Prefeitura local está disposta a assumir a barragem, desde que o Incra faça todos ajustes necessários, sem risco de rompimento.

A prefeita informou ainda sobre um projeto da prefeitura para o Distrito de Engenheiro Dolabela que prevê irrigação com água da caatinga e geração de energia.

A barragem considerada uma das maiores represas de água do Estado pode servir a um projeto de irrigação para áreas assentadas de Engenheiro Dolabela

O referido projeto está sendo desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Emater, Idene, Indi, Codevasf e Sebrae, dentre outros órgãos, com a participação da Cooperdola (cooperativa de produtores rurais de Engenheiro Dolabela), associações e produtores do PA Betinho.

O objetivo é a promoção do desenvolvimento econômico e social do distrito de Engenheiro Dolabela através de ações integradas visando estimular a produção agropecuária e sua comercialização. A principal ação, apontada pelos produtores e prevista no projeto, é a utilização da água da barragem da Caatinga para irrigação.

O projeto ainda prevê a utilização da lâmina d’água da Represa para implantação de usinas de geração de energia fotovoltaica, com uma área disponível de aproximadamente 400 hectares.

Na última quarta-feira (22), representantes das entidades e prefeitos dos municípios envolvidos no assunto da Barragem se reuniram, em Bocaiuva, com o chefe da Defesa Civil do Estado, Flávio Godinho.

Na oportunidade, foram discutidas alternativas para a recuperação e manutenção da Represa da Caatinga, cuja estrutura é precária. Novos estudos de viabilização de obras de manutenção serão realizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *