São João das Missões, no Norte de Minas, foi a segunda cidade a receber o maior número de vacinas contra a Covid-19 porque a maioria da população é indígena. Segundo o a Superintendência Regional de Saúde, 5.186 pessoas serão imunizadas, desse total 5.152 são indígenas.
O município ficou atrás de Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas, que recebeu 18.966 doses para imunizar 9.483 pessoas.
Segundo o a Superintendência Regional de Saúde, 5.186 pessoas serão vacinadas, desse total 5.152 são indígenas. Vacinação nos nove polos indígenas começou nesta quarta-feira (20).
As doses da CoronaVac chegaram em São João das Missões nessa terça-feira (19) e a vacinação começou em um posto de saúde da cidade. A primeira a ser imunizada foi uma técnica de enfermagem que atua na linha de frente no combate à Covid-19.
Prefeito Jair Cavalcante Barbosa, que é indígena, foi vacinado nessa terça — Foto: Arquivo pessoal
O prefeito Jair Cavalcante Barbosa, do Republicanos, também foi vacinado nessa terça. Ele é o único prefeito indígena do estado e mora com a família na reserva Xakriabá.
“Eu estava viajando e assim que cheguei já fui vacinar, fui um dos primeiros para conscientizar a população indígena de que a vacina é eficaz. Muitos ainda têm receio e medo. É um momento emocionante e histórico. Missões foi privilegiada por causa da população indígena e a chegada da vacina é motivo de alegria e comemoração, mas as medidas de prevenção continuam e a população deve manter as orientações do Ministério da Saúde”.
São João das Missões tem 109 casos confirmados da doença e um óbito.
Vacinação dos indígenas
A imunização dos indígenas começou nesta quarta-feira (20) em postos de saúde de nove polos indígena na zona rural, que são responsáveis por 32 aldeias.
De acordo com o coordenador de imunização, Edilson de Oliveira Souza, não é possível estipular um prazo, mas as equipes de saúde estão mobilizadas para concluir o mais rápido possível a aplicação dessa primeira dose.