Secretário de Saúde explica sequência de vacinação contra o Covid-19

A UBS do Bairro São Geraldo (foto acima) é um dos locais de atendimento na campanha de imunização

Fonte: Clube 91,5 FM

Nesta quinta-feira (18), o Secretário Municipal de Saúde, de Bocaiuva (MG), Renato Teixeira, informou a reportagem da Clube 91,5 FM sobre a sequência da Campanha de Vacinação contra o Covid-19 no município.

Conforme o secretário, a imunização em pessoas acima de 90 anos e os acamados acima de 60 anos está em processo final. 

As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), segundo Renato, estão fazendo a busca e recebendo essas pessoas para concluir este grupo prioritário.

A recomendação também é de que pessoas nesta faixa etária, que ainda não vacinaram, procurem as respectivas unidades de saúde dos seus bairros para informar os nomes à listagem.

O calendário da vacinação seguirá nesta sexta-feira (19), respeitando os critérios do Ministério da Saúde, com o início da imunização dos idosos de 85 a 89 anos, conforme o secretário.

O horário de atendimento é das 9 h até às 15 h, e os locais da vacina são: Unidades Básicas de Saúde Zequinha Veloso (próximo ao Mercado Municipal), Postos de Saúde dos bairros Pernambucos e Bonfim, e as UBS’s dos bairros Zumbi e São Geraldo.

A recomendação é para que as pessoas levem o cartão do SUS e também um comprovante de endereço, ou conta de luz ou de água. Essa medida visa evitar a evasão de moradores de outros municípios para Bocaiuva, uma vez que a determinação é de que cada cidade vacine o seu próprio habitante.

Quanto aos acamados ou deficientes físicos acima dos 60 anos e idosos acima de 90, a vacinação é feita nos domicílios. Em todo o processo da vacina é obrigatório o uso de máscaras faciais e álcool gel.

De acordo com Teixeira, até a manhã de hoje (18), já haviam sido vacinadas 792 pessoas com a dose 1 e 442 da dose 2, envolvendo os servidores e profissionais de saúde do Hospital Dr. Gil Alves; linha de frente de combate ao Covid; idosos e funcionários do Lar São Vicente de Paula.

O secretário assegurou a nossa reportagem que, na proporção em que outras doses forem chegando, outros grupos também serão vacinados.  

A estimativa dele é de que, entre 6 a 7 meses o município consiga controlar a transmissão da Covid com a vacina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *