Fonte: Clube 91,5 FM
No dia 12 de fevereiro, será realizado, em Bocaiuva (MG), o Seminário “Mel de Aroeira – Identificação Geográfica e Rastreabilidade”.
O evento ocorrerá no auditório da Câmara Municipal e será realizado pelo Conselho do Desenvolvimento da Apicultura do Norte de Minas, em parceria com a Codevasf e o Sebrae.
A abertura será às 8h30, com participação gratuita para produtores, instituições de pesquisa, agentes públicos e consumidores.
Na ocasião, serão mostradas pesquisas sobre a potencialidade do mel de aroeira como produto antioxidante, ou seja, eficiente no combate a doenças como manchas, rugas e envelhecimento de pele.
Referência em pesquisas sobre Recursos Alimentares de Abelhas, a pesquisadora Esther Bastos irá ministrar a palestra.
Ela é responsável pelos estudos científicos desenvolvidos que demonstraram as características peculiares do mel produzido no norte de Minas Gerais,
Entre os benefícios do mel de aroeira, ela destaca o valor agregado, o que vem refletindo no aumento de interesse pelo produto no mercado nacional e internacional.
Uma das propostas é de garantir um selo de qualidade para esse tipo de mel, a partir do registro da Indicação Geográfica do Norte de Minas (modalidade “Denominação de Origem”), no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
Unimontes é parceira do projeto que tem objetivo de divulgar a qualidade do produto.