Fonte: G1 Minas — Belo Horizonte
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou, nesta quinta-feira (19), que subiu para 26 o número de casos confirmados de sarampo em 2019.
Desde o início de 2019 foram notificados 738 casos suspeitos de sarampo provenientes de 148 municípios mineiros. Desses, 205 foram descartados e 507 estão em investigação.
Dos 26 casos confirmados no ano, quatro aconteceram no primeiro trimestre de 2019, em Belo Horizonte, Contagem e Betim.
Desde o início de 2019, foram notificados 738 casos suspeitos de sarampo provenientes de 148 municípios mineiros.
Até esta quinta-feira, suspeitas de sarampo haviam fechado temporariamente mais de 30 unidades da rede pública de saúde em Belo Horizonte.
A SES-MG disse ainda que as ações foram de caráter preventivo para evitar transmissões e que a suspensão temporária no atendimento dura, em média, duas horas.
Manchas vermelhas pelo corpo são sintoma de sarampo — Foto: Febrasgo.org/Divulgação
Quem deve se vacinar
O caso de um jovem de Juiz de Fora que havia se vacinado uma vez acendeu o alerta para a importância de receber as duas doses da tríplice viral. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, apenas 41% receberam a imunização completa em Minas Gerais.
A cobertura vacinal na capital mineira é de 86,5% para a segunda dose. O Ministério da Saúde preconiza que seja de 95%.
Crianças de 6 meses devem receber a chamada dose zero. Aos 12 e aos 15 meses, devem receber novas doses para garantir a proteção contra a vacina. Jovens e adultos até 29 anos devem se vacinar duas vezes. Acima desta idade, o Ministério da Saúde preconiza apenas uma dose.
A tríplice viral está disponível em todos os 152 centros de saúde da capital. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar — Foto: Infografia: Karina Almeida/G1