Fonte: Clube 91,5 FM
A próxima fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza começará na próxima segunda-feira (11). A princípio estava marcada para iniciar no dia 9.
O Ministério da Saúde mudou a data, segundo informou a coordenadora municipal de vacina, Viviane da Costa Pimenta, da Vigilância em Saúde, de Bocaiuva (MG). Era dia 9, mas, vai ser iniciada no dia 11 e vai até 17 de maio.
Conforme ela, esta etapa assistirá como grupos prioritários os professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, gestantes, grávidas até 45 dias e pessoas com deficiência.
Em entrevista a reportagem da Rádio Clube 91,5 FM, nesta quarta-feira (6), Viviane ressaltou que “a outra etapa insere adultos de 55 a 57 anos e professores. Isso a partir do dia 18.”
A coordenadora frisou ainda que os agentes e enfermeiros estão disponibilizando os números de telefones para que as pessoas liguem, uma vez que o atendimento está sendo feito por agendamento para evitar aglomerações por causa do coronavírus. A vacinação vem sendo feita nos domicílios.
Em andamento a etapa que atende a caminhoneiros, portadores de doenças crônicas, agentes da segurança pública e jovens entre 12 e 21 anos, e que segue até sexta-feira (8).
Apesar de não proteger contra a Covid-19, a dose para evitar a gripe pode facilitar o trabalho das equipes de saúde no diagnóstico, já que as doenças têm sintomas semelhantes.
A vacina pode diminuir os riscos de complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções pela influenza.
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a influenza contemplou maiores de 60 anos e trabalhadores da saúde.