TOQUE DE LETRA:

Por Antônio Célio

Dos canaviais para o mundo da bola. Foi assim a trajetória de Laércio dos Santos, ex-zagueiro do Corinthians Paulista. Laércio teve uma infância sofrida, quando tinha de dar o duro nas lavouras de cana-de-açúcar no distrito de Engenheiro Dolabela, no município de Bocaiuva (MG) para ajudar na renda familiar.

Nasceu em 17 de dezembro de 1953, na comunidade denominada Malhadinha, próximo a Granjas Reunidas, na zona rural de Bocaiuva.       

De uma família pobre, ele seguiu os passos para São Paulo em busca de um emprego melhor. Mas, quis o destino que Laércio fosse um atleta profissional da bola e, ainda, em um dos maiores clubes do país: Sport Clube Corinthians Paulista.

Ele atuou no “Timão” em 89 jogos como profissional, entre 1973 a 1976. Havia se profissionalizado em 1970. Laércio teve o privilégio de jogar ao lado de craques consagrados como Roberto Rivelino, Wladimir e Ado, dentre outros, além de ter sido incluído na lista da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 1974.

Ele somente não foi ao Mundial da Alemanha, neste referido ano, por ter sofrido uma contusão. Mas, se sente orgulhoso de ter sido lembrado pelo então técnico Mário Lobo Zagallo.

Laércio me revelou que deixou o Corinthians por falta de uma valorização salarial pelo então e saudoso presidente, o lendário Vicente Matheus. Seguiu para o São Bento, de Sorocaba, e, depois para o Comercial, de Campo Grande, onde encerrou a carreira em 1982, e se tornou técnico. Como treinador também passou pelo Guarani, de Campinas.

No comercial, de Campo Grande, Laércio começou a carreira de técnico

Residindo na capital do Mato Grosso do Sul, Laércio me confidenciou o desejo de retornar para o Norte de Minas, em especial, Bocaiuva, para ficar mais próximo dos parentes e amigos de infância, como Adão Ferreira, Raimundo Leite, Waldemar Baiano, Paulinho de Nikita, Jaílson Seixas e outros.

Sua trajetória esportiva é motivo de orgulho para o distrito de Engenheiro Dolabela e o município bocaiuvense.

No último sábado, dia 31 de agosto, Laércio foi a quadra esportiva do Bairro Cachoeirinha, em Bocaiuva, onde prestigiou a decisão da Copa de Futsal Garimpando Talentos, realizada pelo locutor esportivo Edson Luiz (Gugu).

O ex-zagueiro do Corinthians é um dos poucos atletas da microrregião do portal do Norte de Minas a seguir carreira profissional no futebol.

Sua principal missão, agora, é de ajudar a formar atletas e cidadãos de bem em Bocaiuva e região, por meio da difusão de escolinhas de futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *