Fonte: Clube 91,5 FM
Sem a participação das grávidas, cuja vacinação foi suspensa por determinação da Agência Nacional de Saúde (Anvisa) segue até às 16 h, nesta quarta-feira (12), a imunização contra o Covid-19 em Bocaiuva (MG).
Como já havia informado a reportagem da Clube 91,5 FM, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu suspender a vacinação em grávidas, que seria nesta quarta-feira (12) e amanhã (13), por decisão da Anvisa, uma vez que no Rio de Janeiro (RJ) foi constatada a morte de uma mulher, nesta situação, que teria tomado dose da Astrazeneca.
A coordenadora de vacinação, de Bocaiuva, Jéssica Cesário (foto abaixo), informou a nossa reportagem que “as grávidas foram substituídas no cronograma por pessoas acometidas por doenças malignas crônicas, como câncer”.
Os demais grupos são mantidos, como os portadores de Síndrome de Down, com 18 anos ou mais; de deficiência física permanente, com 18 anos ou mais; cardiopatas que usam marca-passo, pós-cirúrgicos de ponte de safena, angioplastia e cateterismo, com idade entre 50 e 59 anos, e os doentes renais crônicos e que fazem tratamento de hemodiálise, com 18 anos ou mais, com cadastro na Secretaria Municipal de Saúde.
Na próxima sexta-feira (14), serão vacinados os profissionais de saúde da rede privada, tais como psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, bioquímicos e biomédicos.
Ressaltando que são apenas os trabalhadores específicos na área de saúde, ou seja, excluídos os outros funcionários, como secretário(a)s e demais atendentes.
Em outra etapa, serão imunizadas, inclusive aqueles cuja segunda dose seria no dia 23 de abril e foi adiada, e que, a secretária já teria feito o pedido uma reserva técnica destas vacinas junto a Superintendência Regional de Saúde, segundo informou o secretário municipal Renato Teixeira.