A chuva que atinge o Norte de Minas Gerais nos últimos dias provocou estragos em Salinas (MG). Equipes do município e do Corpo de Bombeiros estão mobilizadas para ajudar moradores. Uma comissão foi montada para coordenar e agilizar os trabalhos.
Segundo as informações da Prefeitura, choveu aproximadamente 130 milímetros de segunda-feira (27) para terça (28). O primeiro balanço apontava que oito famílias estavam desalojadas. Dados de um novo levantamento devem ser divulgados em breve.
O rio Salinas, que corta a cidade, transbordou e a água invadiu casas e comércios da área Central. Postes e até um caminhão foram arrastados pela correnteza que se formou. Foram registradas ocorrências de risco de inundação, alagamentos e de desmoronamento nos bairros Santo Expedito, Progresso, Casa Blanca, Centro, São Fidelis, Vista Alegre, Santa Mônica. Embarcações do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar foram disponibilizadas para o resgate de pessoas que estão em áreas inundadas e de risco.
Equipes do município e do Corpo de Bombeiros estão mobilizadas para ajudar moradores. Ainda não há informações sobre desabrigados e desalojados.
Na manhã desta terça, Salinas está sem energia elétrica e o sinal telefônico permanece instável. Por causa da chuva, as três pontes que cortam a cidade estão interditadas. Além disso, os idosos do asilo precisaram ser retirados e foram levados para o ginásio poliesportivo.
A Prefeitura disponibilizou as escolas e o Hospital Veterinário para abrigar a população.
Os telefones da Defesa Civil de Salinas são o (38)99808-2274 e o (38)3841-4388.