Fonte: G1 Minas Belo Horizonte
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), prometeu nesta quarta-feira (18) pagar o 13º salário para parte dos servidores públicos antes do Natal.
De acordo com a publicação feita no Twitter, vão receber todo o valor aqueles trabalhadores que têm salário de até R$ 2 mil líquidos. Segundo o governador, o critério para a decisão foi o social.
Nas redes sociais, governador confirmou que cerca de 60% dos servidores vão receber o 13º, de forma integral ou parcelada. Manifestantes fizeram ato nesta quarta-feira na Cidade Administrativa contra atraso do beneficio.
Já os servidores da segurança pública vão receber a primeira parcela do 13º no dia 21 de dezembro. Segundo o governo, o 13º será pago de forma integral ou parcelada a cerca de 60% do funcionalismo.
Os demais servidores receberão quando toda operação financeira do nióbio for concluída.
Zema também disse que trabalha “dia e noite para que essa situação não se repita em 2020”. E que no entendimento dele a “recuperação fiscal é a solução”.
Conseguiremos pagar o 13º para 61% dos servidores antes do Natal, seja integral ou parcelado. Receberão todo o valor aqueles que têm até R$2 mil líquidos de 13º. O critério foi o social. Os demais receberão quando concluirmos a operação financeira…3404:13 PM – Dec 18, 2019Twitter Ads info and privacy69 people are talking about this
O dinheiro deve ser pago no dia 23 de dezembro.
Manifestação na Cidade Administrativa
Servidores do estado fizeram nesta quarta-feira, uma manifestação na porta da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Eles protestaram contra a falta de previsão para o 13º salário.
Com cartazes, faixas e palavras de ordem os sevidores cobravam o pagamento. Os manifestantes também levaram um homem fantasiado de Papai-Noel para demonstrar que o embrulho de presente deste ano, por enquanto, está vazio, fazendo uma comparação a falta do pagamento.
Decisão no último encontro do legislativo com o executivo
Na segunda-feira (16), o governador Romeu Zema (NOVO), anunciou que o pagamento da 1ª parcela do 13º salário seria feito apenas para os servidores da segurança pública, mesmo sem a realização do leilão do nióbio na bolsa.
A divulgação aconteceu no último encontro do ano do legislativo com o executivo, em que os deputados entregaram ao governo o relatório da segunda etapa do Assembleia Fiscaliza.