A Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR) vai construir uma fábrica de produção de rações e suplementos minerais em Curvelo, na região Central de Minas. A informação foi divulgada pelo governo de Minas nessa quarta-feira (11) e o empreendimento terá investimento de R$ 132 milhões. A expectativa é de que sejam gerados cerca de mil empregos diretos e indiretos.
Empreendimento da Cooperativa Central dos Produtores Rurais deve gerar cerca de mil empregos diretos e indiretos. Projeto será implementado em duas fases ao longo de quatro anos com previsão de entrada em operação em maio de 2023.
De acordo com governo, o projeto será implementado em duas fases ao longo de quatro anos com previsão de entrada em operação em maio de 2023. A fábrica será voltada para a produção de rações para bovinos de leite e corte, equinos, suínos e aves, além de suplementos minerais para bovinos. O objetivo é atingir a capacidade produtiva de 680 mil toneladas por ano.
“É uma satisfação presenciar um anúncio deste porte. A grande bandeira do nosso governo é atrair, investir e viabilizar investimentos e, consequentemente, a criação de empregos. O potencial de desenvolvimento da região de Curvelo vai refletir em diversas partes do estado e do país”, disse o governador Romeu Zema em matéria publicada na Agência Minas, site oficial do governo.
Ainda segundo o estado, após o início da operação da unidade de Curvelo, a capacidade produtiva da CCPR será de cerca de 1,2 milhão toneladas/ano. A Cooperativa já possui uma unidade industrial em Contagem e a própria fábrica de Curvelo vai realizar a armazenagem e o processamento de insumos para alimentação animal.
“A CCPR, como uma das maiores produtoras de soluções nutricionais para animais, está alinhada com seus princípios cooperativistas e reafirma sua missão de fortalecer seus cooperados e a comunidade onde está inserida. Estamos trabalhando para atender à demanda das cooperativas, dos produtores rurais e levando emprego e renda para Curvelo e seu entorno”, destacou o presidente da CCPR, Marcelo Candiotto em matéria da Agência Minas.
Localização da fábrica
A Prefeitura de Curvelo informou que a fábrica será instalada em um terreno de 240 mil metros quadrados no Distrito de São José da Lagoa, que fica no entroncamento entre as BRs-040 e 135, e vai permitir o fácil escoamento da produção.
De acordo com o município, todos os trâmites burocráticos já estão em andamento e devem ser concluídos nos próximos dias.
“A vinda da CCPR para Curvelo demonstra que nossa cidade está preparada para o desenvolvimento. Com a nova fábrica, a empresa será a maior produtora de rações do país e poderá triplicar sua produção. Temos tudo para sonhar com dias melhores para nossa população, pois temos mão de obra, entroncamento rodoviário estratégico, produção leiteira e de carne referência no Brasil e estaremos firmes e confiantes que, em pouco tempo, nossa região estará entre as mais desenvolvidas do estado”, disse o Prefeito Luiz Paulo (PP).