Por Antônio Célio
Com uma cobertura vacinal abaixo da meta de 95% do Ministério da Saúde, o município de Bocaiuva (MG) alerta pais ou responsáveis para a imunização de crianças menores de 5 anos.
O último dado divulgado, na semana passada, apontava 78,5%, com 2.209 doses aplicadas na cidade. Acredita-se que os números sejam maiores, uma vez que houve novos imunizados e os dados ainda não foram atualizados.
A campanha que se encerraria nesta sexta-feira (dia 21 de outubro) foi prorrogada novamente para o dia 24 deste mês, tendo em vista que muitos municípios do país ainda não chegaram a meta de 95%.
O coordenador do setor de imunização contra a pólio e a multivacinação em Bocaiuva, Roberto Fernandes, reforçou a mobilização aos pais ou responsáveis pelo público infantil, encaminhando as crianças menores de 5 anos as Unidades Básicas de Saúde, de segunda à sexta-feira.
Na microrregião de saúde apenas 2 municípios alcançaram a meta
Dos 6 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde, de Bocaiuva, apenas 2 (Engenheiro Navarro e Guaraciama) já atingiram a meta de vacinar 95% das crianças com idades com menos de 5 anos contra a poliomielite.
Engenheiro Navarro obteve 102,05 %, ou seja, imunizou todo o público alvo e, com a sobra, atendeu crianças com faixa etária acima. Enquanto, Guaraciama chegou a 98,08% do público a ser imunizado.
Além destas duas cidades, são inseridas na área da microrregião de saúde: Bocaiuva, Francisco Dumont, Olhos d’Água e Joaquim Felício, no Norte de Minas.