Repórter Antônio Célio
No dia 30 de setembro, o Presidente da Comissão de Minas e Energia, da Assembleia Legislativa (ALMG), deputado Gil Pereira, esteve em Brasília (DF), com o Ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, dialogando para ampliar os investimentos no setor energético renovável, especialmente para o Norte de Minas Gerais.
A energia fotovoltaica, que sempre teve como defensor Gil Pereira, deve ter ampliada suas subestações e linhas de transmissões na região norte-mineira.
A informação foi do próprio parlamentar em reportagem exclusiva ao repórter Antônio Célio (foto acima), no sábado (7 de outubro).
Gil pontou, em entrevista a emissora, que “Jaíba, Janaúba, Buritizeiro e Presidente Juscelino terão subestações que vão atender diversos municípios, como Bocaiuva”.
Já foi feita uma licitação no dia 30 de setembro para esses empreendimentos. A previsão é de 2 anos de realização destas obras, conforme o deputado.
Os pequenos agricultores, de acordo com Gil Pereira, vão ter com a nova tecnologia das placas solares, redução das contas da Cemig, com a utilização deste sistema renovável nas instalações de poços artesianos.
A transição energética, com o potencial solar do Norte de Minas, contribui também para um meio ambiente mais limpo, somado a energia eólica, discorreu o deputado.