PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO DE ÁREAS RURAIS JÁ TEM 300 POSSEIROS INSCRITOS EM BOCAIUVA

Nesta sexta-feira (26), o Mutirão de Regularização Fundiária ocorre no distrito de Terra Branca

Repórter Antônio Célio

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável (SMDRS), de Bocaiuva (MG), já realizou cerca de 300 inscrições dentro do Programa de Regularização Fundiária, do governo de Minas em parceria com o Município e a Emater-MG. A informação é do secretário-adjunto da pasta, José Valter Alves.

De acordo com Valter, nesta sexta-feira (26 de abril), as inscrições para aquisição do documento das terras sem registros, no distrito de Terra Branca (foto), no município de Bocaiuva.

Distrito de Terra Branca possui no seu entorno diversas comunidades, como Palmito Macaúbas, Barra da Ilha, Cordeiros, dentre outros.

Informou também que a demanda está muito grande, e, a meta é atingir cerca de 500 propriedades ainda com situação irregular.

Pelo programa, os posseiros com área de até 450 hectares poderão ter gratuitamente os custos do  mapeamento dos imóveis, ou seja, o georrefereciamento, em até 50 hectares. Quem possui terreno acima desta medida até o limite citado, arcará com o restante.

Documentos exigidos

São exigidos os seguintes documentos pessoais: identificação legal, RG e o CPF. Certidão de nascimento, caso solteiro, e de casamento, na situação de casados; e declaração de união estável.

Se divorciado, certidão de casamento com averbação do divórcio, ou se viúvo, certidão de óbito; e documento comprobatório de posse.

Outras exigências, contrato de compra e venda, ou recibo de compra e venda; contrato de cessão ou transferência de posse; partilhas de direito de posse, cessão ou transferência de posse rural, cadastro de produtor rural, conta de luz ou de água, com endereço do imóvel rural; ITR, CAR e CAF.

 “Além da garantia da posse da terra, o contemplado passa a ter acesso a várias linhas de créditos e financiamentos para plantio”, disse Valtinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *