Fonte: G1 Grande Minas
Há quase 15 dias do prazo final estabelecido pela Justiça Eleitoral, mais de 60 mil pessoas ainda não fizeram o recadastramento biométrico em Montes Claros (MG). Os horários disponíveis para agendamento foram todos ocupados, por isso, quem for ao cartório vai precisar esperar na fila. Em média, 1.200 atendimentos estão sendo feitos diariamente.
Até o dia 6 de março, prazo final para o recadastramento, serão realizados três plantões: Na quarta-feira (26) do meio dia até 18h; no sábado (29), de 8h às 16h; no domingo 1º de março, de 8h às 16h. Não haverá expediente na segunda (24) e terça (25).
Montes Claros é a maior cidade do Norte de MG e tem um eleitorado de 277.960 pessoas. Segundo as últimas estatísticas da Justiça Eleitoral, 211.173 já passaram pelo cadastramento. A biometria será obrigatória em 259 municípios mineiros nas eleições de 2020.
Para fazer o recadastramento obrigatório é necessário que o eleitor leve documento de identificação oficial e comprovante de endereço. Quem já tiver o título pode levá-lo, para facilitar o procedimento. Para o eleitor do sexo masculino com mais de 18 anos que for tirar o título pela primeira vez, também é necessário apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.
Horários disponíveis para agendamento foram todos ocupados, por isso, quem for ao cartório vai precisar esperar na fila.
Quem não fizer o cadastramento terá o título anulado e não poderá votar no próximo pleito. Quem perder o título não consegue emitir passaporte, identidade e nem se matricular em instituições de ensino, além de ficar sem receber salário se tiver função ou emprego público.