Fonte: Clube 91,5 FM
O surgimento de 3 casos suspeitos de coronavírus em Bocaiuva (MG), na segunda-feira (16) vem causando atenção especial das autoridades e profissionais de saúde do município.
O propósito é instruir a população quanto a adoção de medidas de prevenção, já que não há uma medicação ou tratamento específicos para o caso.
À reportagem da Clube 91,5 FM, o médico Paulo Júnior, que atende no Hospital Dr Gil Alves, em Bocaiuva, informou que o Covid 19, por ser um vírus novo, com pouco estudo sobre ele, traz preocupação.
Ele disse o que se sabe “é que é um vírus que infecta o trato respiratório das pessoas, causando coriza, febre, tosse seca e mal estar, sintomas comuns a outras gripes.”
Porém, de acordo com Paulo Júnior, pode originar uma infecção respiratória alta e, consequentemente, agravar a saúde do paciente num quadro de pneumonia, o que pode ser letal.
Grupos de riscos
Segundo o médico, as pessoas maiores de 60 anos, por serem inseridas no grupo de riscos, podem ter o agravamento da situação, uma vez que a maioria apresenta debilitações de saúde, como problemas cardíacos, diabetes, hipertensos e quimioterapêuticos.
Doutor Paulo apontou que, estatisticamente, no país, de 100 pessoas idosas com essas consequências 14 acabam morrendo.
Seguindo orientações da Secretaria Municipal de Saúde, ele recomendou que as pessoas somente devem procurar o Hospital em casos de emergencia ou urgência, justamente, para evitar aglomerações e, assim, reduzir os riscos de contrair o coronavírus.