Salinas registra caso suspeito de coronavírus; mulher de 58 anos apresentou sintomas respiratórios após retornar dos EUA

Fonte: G1 Grande Minas

Um caso suspeito de coronavírus está sendo investigado pelas autoridades de saúde de Salinas, no Norte de Minas. A informação foi confirmada, na manhã desta quarta-feira (18), pela Comissão Técnica de Enfrentamento à Covid-19, criada no município através do decreto nº 8.827.

Mulher chegou na cidade na última sexta-feira (13) e os sintomas surgiram nessa terça-feira (17); ela participou de uma festa de aniversário no sábado e o município faz um levantamento para identificar todas as pessoas que estiveram no evento.

Os casos só são oficialmente considerados suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu. Divergências entre os números divulgados pelos estados e o balanço do Ministério da Saúde podem ser notadas devido ao aumento significativo do volume de notificações ao ministério.

Segundo o médico Anderson Thales Gonçalves Correia, que integra a comissão, a paciente tem 58 anos e retornou dos EUA na última sexta-feira (13). Ela apresentou sintomas respiratórios na tarde dessa terça-feira (17) e procurou atendimento em um hospital particular da cidade.

“O hospital entrou em contato imediatamente com a comissão e fomos ao local, e encaminhamos a paciente para isolamento. O médico que fez o atendimento também precisou ser colocado em isolamento porque ele não estava usando nenhum mecanismo de segurança na hora da consulta”, explicou.

De acordo com o médico, a mulher participou de uma festa de aniversário do pai em um sítio nas proximidades da cidade no sábado (14).

“A equipe está fazendo um levantamento para identificar todas as pessoas que estiveram na festa para fazer o monitoramento e tomar todas as medidas necessárias”, esclareceu.

O médico informou ainda que a mulher vai colher material para exame na tarde desta quarta-feira (18) e caso o resultado dê positivo, as pessoas que participaram do evento também vão passar por exames.

“Nós pedimos que os moradores evitem sair de casa e aglomerações. Na sexta-feira, os comércios, academias e clubes da cidade serão fechados por medida de segurança”, orientou o médico.

Prevenção

A Prefeitura assinou um decreto na última segunda-feira (16) durante uma reunião que debateu sobre o protocolo oficial de enfrentamento da pandemia do coronavírus.

Entre as medidas previstas no decreto, está a suspensão, pelo prazo de 10 dias, das aulas nas redes pública e privada de ensino a partir dessa terça (17);

Segundo o município, estão suspensas ainda, por prazo indeterminado a realização de eventos de qualquer natureza, que exijam licença municipal, com público superior a 100 pessoas, ainda que previamente autorizadas, tais como: eventos desportivos, shows e afins; atividades coletivas de cinema, teatro e similares.

Os bares e restaurantes deverão observar na organização de suas mesas a distância mínima de um metro entre elas. O terminal rodoviário está sendo monitorado para controle da chegada de passageiros, especialmente aqueles provenientes das áreas de risco.

“A recomendação para as pessoas que estejam com suspeitas de contaminação pelo vírus é que procurem inicialmente atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBSF), além de repouso, hidratação, dieta equilibrada e medicação apenas com prescrição médica”, diz a nota divulgada pela Prefeitura.

Em caso de dúvidas, o cidadão deve entrar em contato pelos telefones (38) 9 9859-1916, ou (38) 9 9912-6592, que estarão disponíveis 24 horas.

Ciclo do coronavírus — Foto: Foto: Arte/G1
Ciclo do coronavírus — Foto: Foto: Arte/G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *