Fonte: Clube 91,5 FM
As celebrações das festas do Sagrado Coração de Jesus e da igreja do Senhor do Bonfim (foto acima), de Bocaiuva (MG), deste ano, devem ocorrer de forma virtual, por meio das redes sociais, e, com número restrito de pessoas nas igrejas.
São pontos que foram discutidos em uma reunião, nesta sexta-feira (22), na sede administrativa da prefeitura, entre a prefeita Marisa Alves e os padres Alan, Wéslei e Raimundo Carlos.
Na ocasião, a prefeita anunciou oficialmente o cancelamento dos shows e das barraquinhas. Marisa disse a reportagem da Clube 91,5 FM que essas mudanças, por causa do Covid-19, vão causar um impacto econômico no município, principalmente o setor hoteleiro da cidade e ambulante.
Informou ainda que a prefeitura também vem sofrendo, com a baixa de 50% de sua arrecadação com tributos, mas, que essas medidas são necessárias para a preservação da saúde do povo.
Período reduzido
Outra informação repassada pelas duas paróquias foi o encurtamento do período das festividades. A Festa do Sagrado Coração, por exemplo, que tradicionalmente, se prolongava por duas semanas, terá 10 dias de atividades.
De acordo com Padre Raimundo Carlos, ela começará no dia 12 de junho até 21 do mesmo mês, com as adaptações seguindo as orientações dos órgãos de saúde e o decreto municipal.
Neste ano, a igreja do Senhor do Bonfim completa 174 anos de paróquia. Segundo informou o padre Alan Veloso, o tema deste ano será alusivo a esta data comemorativa.
As festividades do padroeiro de Bocaiuva estão previstas entre os dias 3 a 12 de julho. Conforme Padre Wésley, pároco da Matriz do Senhor do Bonfim, as novenas serão transmitidas também por sistema online, e o numero de pessoas restritas dentro do templo religioso, porém, seria condicionado a realidade do momento.
Pela primeira vez em 174 anos como paróquia, que as festividades do padroeiro da cidade vão acontecer neste formado, para a segurança da saúde das pessoas.