Fonte: G1 Vales de Minas Gerais
Um preso foi encontrado morto dentro do Ceresp de Ipatinga (MG), nesta quinta-feira (8). Um enfermeiro do presídio fazia uma visita de rotina e encontrou Joseilton Martins Grizante, de 29 anos, sem vida dentro de uma cela.
O detento estava deitado e debaixo de um cobertor. O alojamento onde ele estava é uma cela do isolamento, onde ele estava há três dias.
Homem de 29 anos estava em isolamento e foi encontrado deitado debaixo de um cobertor, mas havia vestígios de sangue na parede e uma lesão na cabeça da vítima. Caso será investigado.
Joseilton foi transferido da comarca de Ferros, cidade onde ele morava. Ele tinha transtornos mentais e precisou ser remanejado para outra cela, porque danificou o alojamento onde estava antes e precisava ficar no isolamento até que fossem consertados os estragos da outra cela.
O caso vai ser investigado criminalmente. A perícia da Polícia Civil esteve no Ceresp e constatou vestígios de sangue na parede e uma lesão forte na parte de trás da cabeça, mas não foi possível, num primeiro momento, afirmar se o detento foi vítima de assassinato ou se houve um suicídio.
Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) disse que às 10 horas da manhã policiais penais verificaram que o detento estava morto dentro da cela. Foram acionadas as equipes de saúde do presídio, que confirmaram que Joseilton estava morto.
A direção do Ceresp abriu uma apuração interna do caso.
Essa é a segunda morte de detento na unidade em menos de um mês. No dia 17 de junho, um preso de 51 anos foi enforcado com uma toalha molhada em uma das celas de isolamento.
Outro detento confessou o crime, dizendo que apenas se defendeu, porque o companheiro de cela tentou forçar uma relação sexual com ele.