Em coletiva à imprensa prefeitura de Bocaiuva orienta sobre os cuidados contra o coronavírus

Fonte: Clube 91,5 FM

A prefeita de Bocaiuva (MG), Marisa Alves, reuniu a imprensa na tarde desta segunda-feira (MG) para anunciar as recomendações necessárias que a população deve tomar e as medidas preventivas adotadas pela administração municipal contra a disseminação do coronavírus no município.

A executiva esteve acompanhada da Secretária Municipal de Saúde, Andréia Andrade; da Coordenadora de Vigilância em Saúde, Viviane da Costa Pimenta; da Diretora do Hospital Dr Gil Alves, Kátia da Silva, enfermeiro Frederico, do Samu, e de uma médica.

Entre as ações da prefeitura, seguindo determinação do Ministério da Saúde, a suspensão, em carater excepcional e por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira (17), das aulas da rede municipal; feiras livres, reuniões, missas, funcionamento do mercado municipal e demais eventos que aglomeram grande número de pessoas.   

Já algumas medidas essenciais para evitar o contágio do coronavírus, constam evitar aglomeração de pessoas, lavar as mãos e usar álcool gel, além  da etiqueta ou máscara respiratória.

Revelação surpreendente

Com a revelação da prefeita Marisa Alves, na coletiva à imprensa, de que ela mesma estaria com uma gripe, um dos sintomas do coronavírus, já são, extraoficialmente, 3 casos suspeitos da doença em Bocaiuva (MG).

Oficialmente, antes da coletiva, a Secretaria Municipal de Saúde havia informado que outros dois pacientes deram entrada nesta segunda-feira (16), no Hospital Regional Dr. Gil Alves, com sintomas semelhantes ao do novo vírus.

A Secretaria Municipal de Saúde, Andréia Andrade, informou ao repórter Antônio Célio que um dos pacientes teve contato com uma pessoa vinda da Itália, e, o outro, um caminhoneiro que saiu de São Paulo (SP) com o destino ao Nordeste do país. Ele passou mal e, como passava por Bocaiuva, procurou ajuda no hospital local, com sintomas idênticos ao do Coronavírus.

Os dois pacientes foram orientados a ficar em isolamento domiciliar e seguir um procotolo, no qual devem ficar 14 dias sem sair de casa e evitar contatos com outras pessoas até o resultado dos exames.

A informação da diretora do Hospital Dr. Gil Alves, Katia da Silva, é de que os procedimentos necessários para testes do coronavirus foram feitos, inclusive, com a coleta de material das pessoas suspeitas, que serão encaminhados para Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte (MG).

Ela informou ainda que a prefeita também vai seguir o mesmo protocolo.

Apreensão em coletiva

Causou apreensão em profissionais da imprensa local e demais pessoas, que estiveram na coletiva, na sede administrativa da prefeitura, uma revelação da prefeita de Bocaiuva (MG), Marisa Alves.

Justamente quando reuniu os membros de rádios e jornais da cidade para explicar as medidas preventivas tomadas pela administração contra o novo coronavírus, a executiva revelou que estava com uma gripe, após ter contato com um deputado, em Brasília (DF), que também teve um mal estar de saúde semelhante ao do coronavírus.

A revelação causou espanto até aos profissionais de saúde, como a secretária Andréia Andrade, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Viviane da Costa Pimenta, e Frederico, do Samu, que estavam na mesa e que disseram desconhecer que a prefeita estava gripada.

A prefeita tentou tranquilizar aos presentes de que teve a informação de que o parlamentar estava bem e que ela havia higienizado as suas mãos com álcool gel, uma das medidas preventivas.

Sarampo confirmado

Outro fato que chamou a atenção na coletiva desta segunda-feira (16) foi o anúncio oficial da confirmação do exame de uma paciente com sarampo, que havia, no dia 28 de dezembro do ano passado, dado entrada no hospital Gil Alves, de Bocaiuva.

Na ocasião, aquela casa de saúde chegou a ficar interditada, provisoriamente, por dois dias, por medida de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *