Norte de Minas começa a receber a vacina contra a dengue a partir da próxima semana

Bocaiuva, com incidência acima de 5%, ficou de fora desta remessa de vacina

Repórter Antônio Célio

A partir de segunda-feira (29 de abril), seis municípios, aqui do Norte de Minas, vão receber as doses da vacina contra a dengue.

Nesta remessa, são distribuídas pelo Governo federal, o total de 28.329 doses do imunizante a serem repassadas para os municípios de Montes Claros, Claro dos Poções, Glaucilândia, Juramento, Itacambira e Mirabela.

O critério segue dados das cidades que apresentam as maiores altas de casos notificados de dengue, que é transmitida pelo aedes aegypti.

Assim, a distribuição ficou da seguinte forma: Montes Claros (26.309 doses),  Mirabela (850), Claro dos Poções(474), Itacambira, (277), Juramento (248 ) e Glaucilândia (171 doses).

O município de Bocaiuva, conforme dados do Núcleo de Endemias e Zoonoses (NEZ), vinculado a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no último levantamento do Liraa, em janeiro, foi registrado índice de 5,1%, considerado de alto risco de um surto de dengue.

No número de óbitos por essa endemia, neste ano, seguindo dados da Secretaria de Estado de Saúde, de Minas Gerais, Bocaiuva ocupa o 3º lugar no Norte de Minas, atrás apenas de Montes Claros e Januária, com 5 mortes cada. Em seguida, Engenheiro Navarro, Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Palma e Salinas, com um óbito cada.

Porém, a cidade não será contemplada com a vacina, nesta etapa, e, fica no aguardo, de ser incluída na próxima remessa.

Até então, de acordo com a Superintendência Regional de Saúde (SRS), em Montes Claros, são 18 mortes confirmadas e 19 ainda em investigação, e, 73.741 casos notificados, com 16.243 confirmados, em todo Norte do estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *