Fonte: Rádio Clube 91,5 FM
Aconteceu, na manhã desta terça-feira (12), no auditório da ACE/CDL, de Bocaiuva (MG), a apresentação do projeto de melhoramento genético dos apiários, através da Assistência Técnica e Gerencial (AT&G), promovido pelo Sistema Faemg/Senar/Inaes em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais.
Durante a programação, ocorreram duas palestras: sobre o Programa de Assistência Técnica e Gerencial, com o diretor do Sistema Senar/Faemg/Norte, em Montes Claros (MG), Dirceu Martins, e, o zootecnista e consultor do Programa ATeG, Arnaldo Correa Neto, que explicou sobre o processo da abelha rainha geneticamente melhorada que passou por análise e que apresenta maior produtividade.
À tarde ocorre o 1º Dia de Campo do AT&G, com a troca de experiências e novos conhecimentos para os apicultores do município de Bocaiuva. No dia 21 de abril, está previsto o 2º Dia do Campo deste programa.
Expressividade do projeto
Esse projeto beneficia os apicultores com abelhas-rainhas de genética superior para aprimorar a produção de mel e derivados em suas colmeias.
O conteúdo é de apiários de recria que foram previamente selecionados e preparados para receber as larvas e produzir as rainhas pelo método de transferência de larvas.
Vão fortalecer apiários de recria que foram previamente selecionados e preparados para receber as larvas e produzir as rainhas pelo método de transferência destes insumos.
O assessor de comunicação do Senar-MG, Ricardo Guimarães, informou a nossa reportagem que, essas palestras focam o aumento da qualidade da produção de mel e seus derivados, bem como reforçar a sustentabilidade do negócio.
A expectativa é que, até o início de 2023, as cidades contempladas, como Bocaiuva, já tenham um banco de genética adequado para a produção local.