Secretaria de Saúde de Bocaiuva busca novas estratégias para evitar casos de dengue

Fonte: Clube 91,5 FM

Após as últimas chuvas, que deixaram ambientes propícios para proliferação do mosquito Aedes aegypti, o setor de Endemias e Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Bocaiuva (MG), trabalha novas estratégias para controlar as endemias como dengue, zica vírus e chikungunya.

O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (Liraa), realizado em janeiro, apresentou índice de infestação de 10%, bem acima do máximo preconizado pelo Ministério da Saúde que é de 1%.

A coordenadora do setor de endemias e zoonoses, Jéssica dos Reis, informou poucos dias atrás, que a população tem que abraçar a causa.

Para isso, deve limpar quintais e lotes, bem como não deixar recipientes com acúmulo de água, e, no caso específicos das caixas d’água, manterem tampadas. Não foi citada a nova metodologia de combate aos criadouros do mosquito.

Montes Claros com índice acima de 14%

Já em Montes Claros (MG), com um índice de 14,3%, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aguarda recursos da ordem de R$397 mil para fomentar as estratégias que possam evitar a proliferação do mosquito.

O setor prepara a realização de mutirões em coleta de entulhos nos bairros com maior incidência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *