Fonte: Clube 91,5 FM
O homem, de 46 anos, dado como positivo para o Covid-19, teria evadido do Hospital Dr Gil Alves, de Bocaiuva (MG), a cerca de uma semana antes da confirmação oficial de que ele estava com a doença, nesta segunda-feira (11).
O vereador Beto Ferreira, componente do Comitê Municipal de Combate ao Covid-19, usou a tribuna da Câmara Municipal, na noite de ontem (11) para externar a sua preocupação e, ao mesmo tempo, indignação com a prefeitura local por não ter comunicado publicamente a fuga do paciente, causando riscos de propagação da pandemia a outras pessoas.
No áudio, divulgado pela Clube 91,5 FM, o vereador Beto Ferreira (foto) classificou de irresponsabilidade do poder público com esta questão, pois, de acordo com ele, o homem perambulou pelas ruas de Bocaiuva e do Distrito de Engenheiro Dolabela, onde foi encontrado e transferido pelo Samu novamente até o Hospital Dr Gil Alves.
Causou mais estranheza ainda o fato de um áudio vazado em que a prefeita Marisa Alves (foto), de Bocaiuva, comunicou a um morador do distrito, identificado na fala apenas por “Laércio” em que ela pede para alertar a população dolabelense a tomar cuidado, como usar máscaras, porque o andarilho havia transitado por lá.
Em questionamento o dia em que ela, a prefeita, repassou essa informação a uma pessoa do Distrito, sem antes ter tornado público a situação do andarilho.
O vereador questionou também como foi possível o paciente conseguir evadir do Hospital. Na tarde desta terça-feira (12) acontecerá uma reunião do Comitê do Covid-19, na qual será discutida esta questão, bem como os planos a serem seguidos daqui pra frente com o surgimento do primeiro caso da pandemia na microrregião.
Confirmação do caso
O primeiro caso de paciente com Covid-19, em Bocaiuva (MG), foi confirmado na tarde desta segunda-feira (11), pela Superintendente Municipal de Vigilância em Saúde, Viviane da Costa Pimenta, responsável pela comunicação dos casos de Coronavírus, na cidade.
Trata-se de um homem, de 46 anos, que veio de Engenheiro Navarro (MG) para tratamento em Bocaiuva.
De acordo com Viviane Pimenta, o paciente se encontrava no Distrito de Engenheiro Dolabela, no município de Bocaiuva, e foi atendido pelos profissionais de Saúde daquela localidade, após apresentar sintomas característicos da doença.
Devido à dificuldade respiratória, segundo ela, foi acionado o Samu e ele foi encaminhado para o Hospital Regional Dr Gil Alves, onde se encontra em isolamento. O estado de saúde dele é estável.
A superintendente ressaltou que “o hospital fez todos os procedimentos necessários, seguindo o protocolo, inclusive, com proteção aos profissionais de saúde e demais pacientes do hospital.”
Foi feito o teste rápido na casa de saúde de Bocaiuva e a contra prova realizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte (MG), e, ambos resultados foram positivos para o Covid-19.