Bombeiros resgatam espeleólogo que ficou ferido após ser atingido por placa rochosa no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

Fonte: G1 Grande Minas

Um espeleólogo foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após ficar ferido ao ser atingido por uma placa rochosa no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, a 38 quilômetros de Januária (MG).

Segundo as informações divulgadas pela corporação, um grupo de espeleólogos estava em uma gruta na Serra do parque, em um plano de inclinação com cerca de 570m de altura da base do morro, quando a placa se soltou e atingiu o homem de 40 anos.

O Corpo de Bombeiros montou um Sistema de Comando de Operações e traçou um plano para retirar a vítima do local de difícil acesso. O resgate, que contou com cinco militares e 14 espeleólogos, durou cinco horas.

Usando equipamentos de proteção individual e materiais de salvamento em altura e terrestre, os bombeiros foram até a entrada da gruta onde o homem estava. Ele se mantinha consciente e apresentava fratura exposta na perna e alguns cortes pelo corpo.

Usando equipamentos de proteção individual e materiais de salvamento em altura e terrestre, os bombeiros foram até a entrada da gruta onde o homem estava. Ele se mantinha consciente e apresentava fratura exposta na perna e alguns cortes no corpo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a equipe fez a estabilização das fraturas, estancou os sangramentos e imobilizou a vítima em uma prancha rígida. Após os procedimentos, o espeleólogo foi levado até a base montada e conduzido ao hospital de Januária pelo Samu.

Usando EPIs e materiais de salvamento, os bombeiros chegaram ao local onde a vítima estava — Foto: Corpo de Bombeiros
Usando EPIs e materiais de salvamento, os bombeiros chegaram ao local onde a vítima estava — Foto: Corpo de Bombeiros

Sobre o parque

Criado em 1999, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, tem área de 56.400 hectares e está localizado nos municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões. Além de apreciar a natureza, os visitantes podem contemplar a arte rupestre nos sítios arqueológicos.

Entre os atrativos estão a Trilha do Arco do André, Caminho da Gruta do Janelão, Caminho da Lapa Bonita e Lapa do Índio, Caminho da Lapa do Boquete, Caminho da Lapa dos Desenhos, Caminho da Lapa do Rezar, Caminhos da Lapa do Caboclo e Carlúcio.

A estrutura do local conta com trilhas, mirantes e passarelas. Para fazer a visita é preciso estar acompanhado por condutores ambientais treinados e credenciados pelo instituto. (Veja a lista de condutores autorizados).

A sede do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu fica na comunidade do Fabião I, às margens da BR 135, KM-155. Para agendar as visitas o email é o cavernas.peruacu@icmbio.gov.br.

Passarela sobre sítio arqueológico na Lapa do Rezar — Foto: Arquivo ICMBio
Passarela sobre sítio arqueológico na Lapa do Rezar — Foto: Arquivo ICMBio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *