Hospital de ex-prefeito de Montes Claros (MG) é descredenciado

Fonte: R7 Minas

O Ministério da Educação descredenciou todos os programas de residência médica oferecidos pelo Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, em Montes Claros, a 434 km de Belo Horizonte.

Estudantes protestaram contra falta de estrutura no Hospital da Funorte

Estudantes protestaram contra falta de estrutura no Hospital da Funorte

O hospital universitário é vinculado à Funorte (Faculdade do Norte de Minas), que pertence ao ex-prefeito da cidade, Ruy Muniz, que bateu boca com alunos que faziam uma manifestação na porta do hospital na última semana.

Hospital universitário da Funorte, controlada pelo grupo de Ruy Muniz, teve todas as residências médicas suspensas por não atender condições do MEC

Muniz ficou conhecido nacionalmente em 2016 após ser preso pela Polícia Federal um dia após sua esposa, a então deputada federal Raquel Muniz ter elogiado sua gestão durante a sessão que julgou o impeachmento da ex-presidente Dilma Rousseff na Câmara. 

De acordo com a Comissão Nacional de Residência Médica, o hospital “não reúne condições de atender às disposições legais” do que recomenda o órgão colegiado. A decisão foi tomada no fim de agosto, após análise de denúncias encaminhadas ao MEC.  

Segundo a pasta, a Comissão recebeu e “analisou reiteradas denúncias de irregularidades na condução da residência médica e a falta de ações para melhorar a qualificação dos Programas de Residência Médica”. 

Dentre as irregularidades apuradas pela Comissão Nacional de Residência Médica para o descredenciamento dos programas estão a falta de preceptoria adequada, número insuficiente de atendimentos e procedimentos específicos dos programas, número insuficiente de pacientes para sustentar o treinamento consistente dos médicos residentes nas respectivas especialidades. 

A comissão também determinou a transferência de todos os residente para outros hospitais. 

Manifestação

Na última sexta-feira (18), alunos dos cursos de Medicina e Odontologia fizeram um protesto em frente ao Hospital Dr. Mário Ribeiro da Silveira contra a falta de estrutura do local. 

O ex-prefeito, que estava na unidade de saúde foi até o local da manifestação e bateu boca com estudantes da instituição controlada por ele. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *