Circo em Ipatinga é interditado pelos bombeiros depois de arquibancada ceder e deixar 7 pessoas feridas.

Fonte: G1 Vales

Sete pessoas ficaram feridas, no fim da tarde deste domingo (25), dentro de um circo instalado no estacionamento do shopping de Ipatinga, que fica no trecho urbano da BR 381. Durante uma das apresentações, parte da arquibancada cedeu. Segundo o Corpo de Bombeiros, no projeto original aprovado pela corporação, e vistoriado no último dia 22, não havia a previsão de arquibancada para o público.

Quatro adultos e três crianças, sendo dois meninos, de cinco e dez anos e uma menina de seis anos tiveram ferimentos leves.

De acordo com o Capitão Leonardo Schirm, a modificação, feita sem aprovação dos bombeiros, quase duplicou a quantidade de espectadores. O público inicial previsto era de 450 pessoas. Com o acréscimo das arquibancadas, esse número subiu para aproximadamente mil espectadores.

“O proprietário fez modificações totalmente diferentes do projeto aprovado. Tudo no projeto é montado em cima do público que ele apresentou. Se ele aumentou, ele assumiu um risco muito grande num caso de um incidente”, pontuou o militar.

Quatro adultos e três crianças, sendo dois meninos, de cinco e 10 anos e uma menina de seis anos, caíram de uma altura de 1,70m. Eles foram atendidos pelo Samu e encaminhados para o Hospital Márcio Cunha com ferimentos leves.

Ainda no domingo, o Corpo de Bombeiros interditou o circo. Agora, para voltar a funcionar, a empresa deve adequar o projeto original ou apresentar nova proposta, incluindo as arquibancadas, por exemplo. Seja qual for a opção, é preciso nova vistoria do Corpo de Bombeiros para liberação dos espetáculos.

“Ele precisa seguir estritamente o que foi aprovado no projeto: público, saídas de emergência e todas as medidas de segurança; ou deve entrar com novo projeto com as modificações incluindo arquibancada, aumento de público, redimensionamento das saídas de emergência e medidas preventivas”, explicou o capitão.

Além da interdição, os bombeiros vão notificar o Ministério Público sobre o acidente. A perícia da Polícia Civil esteve no local e fez os levantamentos iniciais para investigar as causas da queda da arquibancada. Em nota, a PC informou que foi instaurado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) “porque os crimes previstos nos artigos 129 lesão corporal, parágrafo 6 [lesão corporal], e 132 [expor a vida ou saúde de outro a perigo], ambos do Código Penal, são de menor potencial ofensivo”.

Esse foi o fim de semana de estreia do Circo Mundial Internacional. A temporada de apresentações começou no dia 23 e tem previsão de ser realizada até 22 de julho. Em nota, o circo lamentou profundamente o ocorrido e pediu perdão aos ipatinguenses.

O shopping Vale do Aço também lamentou a situação. Em nota, informou que o circo apresentou toda a documentação necessária para funcionamento.

Veja abaixo as notas na íntegra:

Posicionamento do Circo Mundial Internacional

“Nós do Circo Mundial Internacional viemos a público lamentar profundamente o acidente ocorrido na cidade de Ipatinga, no estacionamento do shopping Vale do Aço, na tarde deste domingo (25 de junho), parte da nossa arquibancada cedeu, ferindo três crianças e três adultos. Desde o acidente, tomamos todas as medidas cabíveis de imediato, visando socorrer as vítimas. Pois, elas são nesse momento a nossa maior prioridade. Assim, prestaremos o devido apoio e assistência às famílias das vítimas nesta infeliz fatalidade. Vale informar que nossa estrutura, acaba de passar por perícia técnica da Polícia Civil devidamente acompanhado pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, com intuito de se descobrir o que houve com a nossa arquibancada. A administração do Circo Mundial, ainda, se coloca à disposição das autoridades policiais, a fim de prestar todos os esclarecimentos necessários para a apuração dos fatos que provocaram o acidente. Que fique aqui registrado,nós da família mundial lamentamos profundamente o acidente ocorrido e pedimos perdão a toda a população ipatinguense.”

Posicionamento do Shopping Vale do Aço

“O Shopping Vale do Aço vem a público informar sobre um fato ocorrido no Circo Mundial Internacional, que está instalado no estacionamento do centro de compras, ocorrido neste domingo (25). O Shopping Vale do Aço informa que assim que tomou conhecimento do ocorrido, imediatamente foi prestado todo suporte necessário e que está colaborando com as autoridades para apurar as circunstâncias do ocorrido. Destacamos que o atendimento às vítimas foi prestado de forma rápida e eficiente pelas equipes competentes. Cabe ressaltar que o Circo Mundial Internacional, entregou toda a documentação necessária para o seu funcionamento e está prestando toda assistência às vítimas. As outras sessões agendadas para este domingo estão suspensas. O Shopping Vale do Aço lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com as vítimas.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *