PF faz operação após desaparecimento de valadarense no México

Fonte: G1 Vales de Minas Gerais

A Polícia Federal desencadeou nesta quinta-feira (7), a Operação Palenque que investiga o desaparecimento do valadarense Fabiano de Oliveira, de 37 anos, no México, em setembro do ano passado.

Foram cumpridos, em um bairro nobre de Governador Valadares, quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal da cidade.

Fabiano de Oliveira, de 37 anos, desapareceu em setembro do ano passado quando tentava fazer a travessia.

As investigações começaram após familiares de Fabiano procurarem a PF para comunicar o desaparecimento nas proximidades da cidade de Palenque, no México.

Conforme a denúncia, o desaparecido sofreu um surto psicótico e perdeu o contato com familiares desde essa época.

Ao longo desse período, a família foi vítima de tentativas de golpes envolvendo a localização e integridade física do desaparecido.

A PF informou que as autoridades estrangeiras foram acionadas e foi emitida difusão amarela por meio da Interpol com a finalidade de localizá-lo, o que até a presente data não ocorreu.

Foto de Fabiano na Difusão Amarela da Interpol — Foto: Difusão Amarela Interpol
Foto de Fabiano na Difusão Amarela da Interpol — Foto: Difusão Amarela Interpol

A pena para quem promove a migração ilegal varia de 2 a 5 anos de reclusão e multa.

Segundo a polícia, os mandados de busca e apreensão visam coletar indícios e provas que vinculem os responsáveis no Brasil pela viagem malsucedida e que possam revelar o atual paradeiro do desaparecido.

A Polícia Federal alerta para os riscos que envolvem a migração ilegal, especialmente a rota terrestre entre México e EUA, considerada a mais perigosa do mundo por organizações internacionais.

Apreensão de materiais em um dos imóveis alvo dos mandados  — Foto: Polícia Federal
Apreensão de materiais em um dos imóveis alvo dos mandados — Foto: Polícia Federal

Difusão Amarela

Essa difusão é um alerta global da polícia sobre uma pessoa desaparecida, podendo também pode ser utilizada para ajudar na identificação de pessoas que não sabem quem são, normalmente em virtude de algum distúrbio ou acidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *