Prefeitura de Unaí publica decreto autorizando retomada de aulas presenciais em 2 de agosto

Fonte: G1 Grande Minas

A Prefeitura de Unaí publicou um decreto autorizando o retorno às aulas presenciais nas escolas em 2 de agosto. Para a retomada das atividades, as unidades de ensino terão que seguir medidas de prevenção à Covid-19.

O decreto 5.597 esclarece que o comparecimento presencial dos alunos é facultativo, o ensino a distância segue com as regras já determinadas anteriormente. Os estudantes que optarem pelo retorno devem assinar a Declaração de Opção ao Retorno de Atividades Presenciais, assumindo o risco de serem infectados.

Para tomar a decisão, a Prefeitura considerou:

  • Diminuição dos casos de coronavírus na cidade
  • Regras do Programa Minas Consciente
  • Medidas adotadas no município como: implantação de barreiras sanitárias, testagem da população, ampliação de leitos, entre outras
  • Avanço da vacinação
  • Importância e necessidade da retomada de atividades
  • Garantia da educação como um direito constitucional

A Prefeitura destacou que a retomada as aulas presenciais está condicionada aos índices epidemiológicos e a ocupação dos leitos, que seguem sendo monitorados. Os alunos deverão comparecer de forma alternada, revezando os dias conforme os números das matrículas. No sábado, o ensino deve ser a distância.

Para a retomada das atividades, as unidades de ensino terão que seguir medidas de prevenção à Covid-19. O comparecimento presencial dos alunos é facultativo, o ensino a distância segue com as regras já determinadas anteriormente

Entre as medidas impostas para as escolas, o município determinou que sempre haja um funcionário na entrada para fazer uma triagem dos alunos. Será necessário ainda disponibilizar álcool em gel, aferir a temperatura de profissionais e alunos e manter o distanciamento entre os estudantes. Ficam proibidos a realização de jogos, festas, reuniões, comemorações e atividades coletivas.

Se algum caso suspeito for identificado, se tornam obrigatórios o afastamento do infectado e quarentena para todas as pessoas que tiveram contato com ele. Se houver um surto de Covid-19, as Vigilância Epidemiológica e Sanitária devem ser imediatamente comunicadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *